POETIC EDDA

"Fenrir and Odin" (1895) por Lorenz Frølich.
Uma ilustração de Víðarr apunhalando Fenris enquanto segurava suas mandíbulas. (1908) por W. G. Collingwood, inspirado pelo Gosforth Cross.

Fenrir é mencionado em três estrofes do poema Völuspá, e em duas estrofes do poema Vafþrúðnismál. Na estrofe 40 do poema Völuspá, uma völva divulga para Odin que, no leste, uma velha mulher sentou na floresta Járnviðr, e pariu lá a ninhada de Fenris. "Virá um, em meio de todos eles, um apanhador da lua em pele de troll." Mais à frente no poema, a völva prediz que Odin seria consumido por Fenris no Ragnarok:
Então é completo
o pesar de Hlín,
quando Óðinn vai
à lutar com o lobo,
e o matador de Beli,
resplandecer contra Surtr.
Então deverá,
o amigo de Frigg cair.
Na strofe que segue, a völva descreve que "uma criança alta da Prógenie Triunfante" de Odin (o filho de Odin, Vidar) virá então para "lutar com a besta da carnificina," e que com suas mãos, ele enfincará uma espada no filho de "Hveðrungr," vingando a morte de seu pai.
Nas primeiras duas estrofes mencionando Fenrir em Vafþrúðnismál, Odin pôsa uma questão à sábia jötunn Vafþrúðnir:
"Muito eu tenho viajado, muito eu tenho tentado,
muito eu tenho testado os Poderes;
de onde um sol tem entrado no céu amaciado
quando Fenris assaltará este aqui?"
Na estrofe que se segue, Vafþrúðnir responde que Sól (aqui referido como Álfröðull, referindo-se ao Sol),carregará uma filha antes que Fenrir a ataque, e que essa filha continuará os caminhos de sua falecida mãe pelos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário