POLITEÍSMO CELTA

 


O politeísmo celta, também conhecido como paganismo celta, refere-se às crenças e práticas religiosas dos antigos povos celtas da Europa Ocidental, antes da cristianização.

O politeísmo celta era animista, acreditando em espíritos existentes em objetos naturais como árvores e pedras. As crenças e práticas religiosas dos celtas variavam ao longo dos diferentes regiões celtas, que incluiam a Irlanda, a Grã-Bretanha, Celtiberia, Gália, as áreas ao longo do rio Danúbio e Galácia, no entanto, havia pontos comuns compartilhados por todos.

As práticas religiosas celtas trazem as marcas da romanização seguinte à conquista pelo Império Romano de certas terras celtas, como a Gália (58-51 a.C.) e a Grã-Bretanha (43 d.C.), embora a profundidade e importância da romanização seja um assunto de discordância acadêmica.

O politeísmo celta diminuiu no período do Império Romano, especialmente após a ilegalização de uma de suas formas, o druidismo, pelo imperador Cláudio em 54 d.C. Ele persistiu um pouco mais na Grã-Bretanha e na Irlanda, onde ele desapareceu durante a cristianização progressiva, ao longo dos séculos V e VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário