NINFAS (ESPÍRITOS DA NATUREZA)




Divindades menores ou espíritos da natureza, moradoras dos bosques, fontes, florestas,campinas, córregos e do mar, representadas como lindas virgens, amantes da música e da dança.
As ninfas eram distinguidas de acordo com a parte da natureza que personificavam, e incluíam as
Oceânides, ou filhas de Oceano, o oceano que flui ao redor da terra; as Náiades, ou filhas de Nereu, deus do mar, ninfas do Mar Mediterrâneo; as Potâmides, ninfas dos rios; as Náiades, ninfas dos córregos; as Oréiades, ninfas das montanhas; as Napéias, ninfas dos vales; Melíades, ninfas dos troncos e freixos; as Hamadríades, ninfas dos bosques e as Dríades, ninfas das florestas.


Oceânides
Eram as ninfas do grande oceano, as filhas de Oceano e Tétis. Eram aproximadamente em número de quatro mil seres. Eram muitas vezes tímidas, mas outras vezes eram amantes passionais.
A maior parte do tempo as ninfas eram gentis com os mortais, mas muitas vezes puniam as pessoas que as maltratavam. Viviam por longo tempo, mas não eram consideradas imortais.

Oceano - Um dos Titãs, filho de Urano e Géia. Com sua esposa, a Titã Tétis, ele governou o Oceano, um grande rio que, segundo a Mitologia Grega, cercava a Terra e que acredita-se ser um círculo plano.
As ninfas deste grande rio, as Oceânides, eram suas filhas, e os deuses de todos os córregos da terra eram seus filhos. Em lendas posteriores, quando Zeus, chefe dos deuses do Olimpo, e seus irmãos, Posêidon e Hades, derrotaram os Titãs e impuseram seu poder, Posêidon e sua esposa, Anfitrite, sucederam Oceano e Tétis como regentes das águas.

Thétis
Ou Tétis, divindade marinha filha de Nereu, mulher de Peleu, mãe de Aquiles. Mergulhou o filho no Éstige para o tornar invulnerável.

Náiades
Ninfas dos rios, córregos e fontes. Dotadas de juventude e extrema beleza, tinham o dom da música e dança.
Às Náiades também eram creditados poderes de cura e profecia.

Nereu
Deus do mar, filho do deus do mar Ponto e Géia, a Mãe-Terra, conhecido como o velho homem do mar.
Foi casado com Dóris, uma das filhas do Titã Oceano, com quem teve 50 lindas filhas, as ninfas do mar,
conhecidas como Nereidas. Nereu vivia no fundo do mar.

Dríade
Ninfa das árvores e das florestas. De acordo com uma antiga lenda, cada dríade nascia junto com uma certa árvore, da qual ela exalava. Ela vivia poderia viver na árvore ou próxima à ela. Justamente porque a dríade morria quando sua árvore era cortada ou morta, os deuses freqüentemente puniam quem destruía uma árvore.
A palavra dríade era também usada num sentido geral para as ninfas que viviam na floresta.

Os Companheiros Divinos

Os deuses da Grécia e de Roma eram acompanhados em suas viagens por muitas criaturas sobrenaturais, que serviam de criados, professores, ajudantes e seguidores. Cada divindade tinha seu séqüito, cujo caráter refletia a personalidade do deus.
O ébrio Dioniso vivia rodeado por um estranho conjunto de animais míticos e mulheres que dançavam freneticamente, ao passo que as companheiras da deusa do amor eram as lindas Graças. Muitos desempenhavam também outras funções, como espíritos de lugares específicos ou divindades com responsabilidades especiais. Vários eram espíritos da natureza e deviam parecer bem mais próximos do dia-a-dia do que os poderosos deuses do monte Olimpio.


Ninfas
As ninfas em geral eram filhas do pai ou mãe divina. Retratadas como lindas mulheres, estavam associadas ao campo. Havia vários tipos de ninfas: nereidas e oceânides (ninfas do mar), náiadas (de fontes e regatos), leimoníadas (das pradarias), oréades (das montanhas) e driadas (das florestas e bosques). Muitas integravam o séquito dos deuses. Pã e os sátiros, assim como Zeus, Apolo, Hermes e Dioniso, atraiam um grande número de ninfas. Somente as dríadas não seguiam ninguém, permanecendo nas florestas para guardar as árvores e dançar em volta dos carvalhos sagrados. A maioria delas eram filhas de Zeus, com exceção das oceânides e das nereidas (filhas do Titã Oceano e do deus da água, Nereu). As ninfas se apaixonavam por seres humanos.

Eco e Narciso
Eco era uma ninfa seguidora da mulher de Zeus, Hera, a quem irritava Com intermináveis conversas sobre os casos amorosos de Zeus. Para puni-la, Hera tirou-lhe a voz, de modo que só podia repetir o queos outros lhe diziam.
Eco se apaixonou pelo belo Narciso, mas não podia dizer-lhe isso. Eco acabou definhandoentre os rochedos deixando para trás apenas uma voz que só sabia repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário